Equipe

A CIDADE (The City)
de Martin Crimp

com Ana Carolina Lisboa, Letícia Guazzelli, Lilyan de Souza e Márcio Mattana

tradução:
Francisco Innocêncio
dramaturgista: Marcelo Bourscheid

cenografia e figurinos: Paulo Vinícius
design gráfico e iluminação: Lucas Mattana
trilha e preparação para piano: Grace Torres

equipe técnica: Jossane Ferraz e Marcelo Bourscheid
direção de produção: Lilyan de Souza
direção geral de Márcio Mattana
realização da Inominável Companhia de Teatro

Francisco Innocêncio (tradução)
Mestre em Letras pela UFPR - Universidade Federal do Paraná, atua profissionalmente como tradutor desde 2004. Entre seus principais trabalhos, vale citar as seguintes traduções: Educação de Um Bandido (2005) e Fábrica de Animais (2007), ambas de Edward Bunker, para a Editora Barracuda; Os Cavaleiros de Preto e Branco (2008) e O Estandarte da Honra (2010), ambas de Jack White, para a Editora Record; O Rei das Mentiras (2008) e Rio Abaixo (2010), ambas de John Hart, também para a Record; Teleny ou o reverso da medalha (2008), de Oscar Wilde, para a Editora Hedra; e a tradução e organização de Autobiografia de Uma Pulga (2010), de Stanislas Rhodes, também para a Hedra.

Paulo Vinícius (figurino e cenografia)
Licenciado em Filosofia pela UNESP - Universidade Estadual Paulista e Bacharel em Artes Cênicas pela FAP - Faculdade de Artes do Paraná. Ator, figurinista, cenógrafo e professor de teatro. Dentre seus trabalhos como figurinista e cenógrafo, destacam-se os espetáculos Manson Superstar (2009) e Nervo Craniano Zero (2009), ambos de Paulo Biscaia; a intervenção Homem Piano (2010) e a peça Concerto para Rameirinhas (2011), ambas dirigidas por Sueli Araújo; a peça Ouoqqserdes, dirigida por Mauro Zanatta com a Cia. do Ator Cômico; os espetáculos Recreio Pingue-Pongue (2008) e A Cidade (2011), ambos sob a direção de Márcio Mattana; e Mentira! (2010), dirigida pelo próprio Paulo Vinícius, que lhe valeu o Troféu Gralha Azul de Melhor Figurino. Para o cinema, criou o figurino para o filme Gol a Gol (2010), de Adriano Esturilho e Fábio Alon, pelo qual foi indicado ao Prêmio de Melhor Figurino no Festival Nacional de Cinema e Vídeo dos Sertões (2011); e fez Direção de Arte para o recém lançado Nervo Craniano Zero (2011), de Paulo Biscaia.


Lucas Mattana (iluminação e design gráfico)
Marionetista, ator, produtor, designer e iluminador. Atua há mais de uma década na Companhia dos Ventos, ao lado de Tadica Veiga e Joelson Cruz, em projetos como O Boneco e a Sociedade, como professor de iniciação teatral na Escola Livre de Teatro e à frente do Carnaval dos Bonecos de São José dos Pinhais. Seu trabalho mais recente com a companhia é O Jacaré (2010), de Joelson Cruz. Desde 2010, associou-se a Guto Scheremeta e Greg Bassani e criou o GT Auto-Peças, companhia de teatro dedicada ao teatro de animação. Com o grupo, estreou Aventuras Possíveis (2010), espetáculo criado a partir da obra de Ignácio de Loyola Brandão, que já fez diversas temporadas em Curitiba, circulou por oito cidades do oeste do Paraná, pelo Circuito SESC de Arte-Educação (2011), e participou da Semana Literária de Cascavel (2011). Há seis anos atua como técnico profissional de som e iluminação. A Cidade (2011) é seu primeiro trabalho profissional como criador de iluminação.

Grace Torres (trilha e preparação para o piano)
Mestre em Música pela Universidade Federal do Paraná (2008), foi professora colaboradora na Faculdade de Artes do Paraná de 2005 a 2007 e docente na UEPG - Universidade Estadual de Ponta Grossa (PR) em 2010. É pianista e professora do instrumento, compositora e arranjadora de música popular, cria trilhas sonoras para espetáculos e atua como produtora musical. Integra o Grupo FATO desde 1994, com quem lançou 5 CDs e se apresentou em diferentes montagens de shows em diversas cidades brasileiras e em Paris (Ano do Brasil na França - 2005). De 1991 a 2009 dirigiu o coro feminino da APP Sindicato, para o qual fez a produção musical de CD em 2008. Produz e apresenta o programa de rádio Fora do Eixo, veiculado semanalmente na Paraná Educativa FM, na Rádio UEL e na MultiRio WebRadio (RJ), que divulga a música independente brasileira (desde 1997). Como concertista, seu trabalho mais recente é Sonatas e Interlúdios para Piano Preparado, de John Cage, com Lílian Nakahodo e Vera di Domenico (2011), gravado ao vivo em Curitiba, e agora em turnê pelo país.


Jossane Ferraz (equipe técnica)
Atriz, bailarina e técnica de teatro. Iniciou carreira no TUCCA - Teatro Universitário do Campus de Cascavel. Atualmente cursa o Bacharelado em Artes Cênicas na FAP - Faculdade de Artes do Paraná.