Martin Crimp no Brasil

Há cerca de uma década ou mais, a obra de Martin Crimp circula em pequenos círculos de leitura do país. Em 2005, por exemplo, Murilo Hauser traduziu e dirigiu uma leitura pública de ATENTADOS (Attempts on Her Life), no 1º. Ciclo de Leituras do CCTG, no Teatro José Maria Santos, em Curitiba, com o elenco da Sutil Companhia de Teatro.

Mas a primeira montagem profissional do dramaturgo britânico no país foi MENOS EMERGÊNCIAS (Fewer Emergencies), produzida pela Pausa Companhia de Teatro e dirigida por Márcio Mattana. A montagem estreou em março de 2007, no Festival de Teatro de Curitiba, e fez outras três temporadas, nos teatros Cleon Jacques, Novelas Curitibanas e Espaço Dois, completando mais de 60 apresentações até meados de 2009.

Christiane de Macedo, Rodrigo Ferrarini e Pablito Kucarz
em Menos Emergências (Fewer Emergencies), de Martin Crimp
produção da Pausa Companhia - direção de Márcio Mattana
(fotografia: Emmanuel Peixxer)

De 15 de maio a 27 de julho de 2007, a Cia. Teatro em Quadrinhos esteve em cartaz no TUSP com a peça ATENTADOS (Attempts on Her Life), sob a direção de Beth Lopes.

Em 17 de maio do mesmo ano, a Cia. Fractal de Teatro estreou O CAMPO (The Country), sob a direção de Bruno Perillo. A montagem estreou no 11º. Festival Cultura Inglesa, em São Paulo, e voltou a cartaz no CCSP em 2008.

Em 2010, o autor finalmente chegou ao Rio de Janeiro: TENTATIVAS CONTRA A VIDA DELA (Attempts on Her Life, em nova tradução, de Daniele Ávila), dirigida por Felipe Vidal, estreou em Brasília em maio de 2010 e depois fez temporada no Teatro Sérgio Porto, no Rio.

Embora o meio acadêmico de teatro e literatura já esteja às voltas com Crimp há tempo, a primeira montagem universitária do autor, ao que se saiba, também é curitibana. Entre junho e julho de 2011, a FAP – Faculdade de Artes do Paraná colocou em cena ATENTADOS (Attempts on Her Life), sob a direção de Márcio Mattana. A montagem reuniu um elenco de dezesseis atores e cinco músicos em cena.

Fabiane de Cézaro em Atentados (Attempts on Her Life), de Martin Crimp
realização da Faculdade de Artes do Paraná - direção de Márcio Mattana
(fotografia: Guto Rodriguess)

É também de Curitiba a estréia nacional de A CIDADE (The City). A peça estreou em 7 de setembro de 2011, no Teatro José Maria Santos, produzida pela Inominável Companhia de Teatro e dirigida por Márcio Mattana. A montagem participou do Festival de Teatro de Curitiba de 2012, dentro da programação da 5a. Mostra Novos Repertórios, e da mostra estadual do Palco Giratório/SESC. Atualmente o espetáculo se encaminha para um período de viagens por diversas cidades do Paraná.


Lilyan de Souza em A Cidade (The City), de Martin Crimp
produção da Inominável Companhia de Teatro - direção de Márcio Mattana
(fotografia: Anderson Fregolente)

Em 13 de janeiro de 2012, estreou no Teatro Gláucio Gil, no Rio de Janeiro, a peça DUPLO CRIMP, sob a direção de Felipe Vidal. A montagem, que reune os textos de 'A Cidade' (The City) e 'O Campo' (The Country), cumpriu temporada no Rio e já circulou por cidades como Natal e Fortaleza.

Em 1o. de junho de 2012, no 16o. Cultura Inglesa Festival, estreou a segunda montagem brasileira de MENOS EMERGÊNCIAS (Fewer Emergencies), sob a direção de Juliana Galdino.


(Caso este levantamento tenha esquecido alguma montagem, favor enviar informações e comprovações. Esta pesquisa levou em conta as informações disponíveis na internet).